Mitos Sobre Emagrecimento: Exercícios no Calor Com Agasalho e no Frio Com Pouca Roupa Funcionam?

Descubra por que treinar no calor usando casaco ou no frio com pouca roupa não acelera a queima de gordura e pode até prejudicar sua saúde e rendimento.

Exercícios no Calor Com Agasalho e no Frio Com Pouca Roupa Funcionam?

Se você já ouviu que treinar no calor usando casaco ou no frio com pouca roupa ajuda a queimar mais gordura, saiba que essa é uma crença popular, mas não tem base científica. Na verdade, essas práticas podem até prejudicar sua saúde e seu desempenho nos treinos.

Nesta publicação, vamos desvendar esses mitos e explicar a forma correta de potencializar seu emagrecimento. 

Mito: fazer atividades de casaco no calor vai elevar o gasto calórico

Treinar No Calor Com Agasalho Ajuda a Emagrecer Mais?

A ideia por trás desse mito (que a ciência derruba aqui) é que ao suar mais, você estaria queimando mais gordura. Mas o suor não é sinônimo de emagrecimento.

O que realmente acontece?

Aumento da perda de líquidos: O corpo tenta equilibrar a temperatura aumentando a sudorese. Isso pode levar a desidratação, tontura e queda de rendimento.

Redução temporária de peso: O peso perdido é basicamente água e sais minerais, não gordura. Assim que você repõe os líquidos, o peso volta ao normal.

Risco de superaquecimento: Com a temperatura corporal elevada, há maior risco de desidratação severa e hipertermia, podendo levar a problemas graves como desmaios e exaustão térmica.

O que fazer para otimizar a queima de gordura?

– Foque em um déficit calórico bem estruturado, combinando alimentação equilibrada com exercícios bem planejados.

– Prefira roupas leves e respiráveis para manter a temperatura corporal equilibrada.

– Hidrate-se bem antes, durante e depois do treino.

Treinar No Frio Com Pouca Roupa Gasta Mais Calorias?

Outro mito comum é que, ao sentir frio, o corpo gastará mais calorias para manter a temperatura, promovendo maior queima de gordura. (O que a ciência diz você encontra nesse artigo).

O que realmente acontece?

– O corpo realmente gasta energia para manter a temperatura corporal, mas essa diferença calórica é muito pequena e não impacta significativamente o emagrecimento.

Sensação de frio não significa mais gasto calórico. Sentir frio excessivo pode prejudicar o desempenho e até comprometer sua imunidade.

Risco de lesões: Músculos e articulações ficam mais rígidos no frio, aumentando as chances de contusões se o aquecimento não for adequado.

 

No frio, proteja-se corretamente.

O que fazer para otimizar o gasto calórico no frio?

– Vista-se em camadas, permitindo que você remova peças conforme o corpo aquece.

– Faça um bom aquecimento antes do treino para preparar os músculos e articulações.

– Mantenha um treino de intensidade adequada, focando em exercícios que maximizem o gasto calórico sem comprometer sua saúde.

Conclusão: Como Realmente Acelerar o Emagrecimento?

Em vez de apostar em estratégias arriscadas e ineficazes como casacos no calor ou pouca roupa no frio, foque no que realmente funciona (clicando aqui você encontra um vídeo, no Canal No Comando do Corpo No Youtube, que ensina o que você precisa saber sobre o cardio):

  •  Déficit calórico bem estruturado através de alimentação e treino adequado.  
  •  Treinos de força e aeróbicos bem planejados para otimizar o metabolismo.  
  •  Hidratação e nutrição adequadas para garantir saúde e energia nos treinos.  
  •  Consistência e disciplina, pois emagrecimento é um processo contínuo.  
  •  Evite desconforto desnecessário. O desconforto extremo causado por roupas inadequadas no calor ou no frio pode reduzir seu desempenho e causar o efeito oposto ao desejado. Para otimizar seus treinos, garanta o máximo de conforto possível.
Adeque sua roupa ao contexto e concentre-se nos resultados

Inscreva-se em nossa newsletter: Comando Notícias.

Com 1 publicação semanal, leitura de 3 a 6 minutos, você terá acesso a dicas, desafios e conteúdos exclusivos do nosso fundador Bruno Cayres.

Aperte aqui e seja membro desse clube agora mesmo.

Referências Científicas

– Cheuvront, S. N., & Kenefick, R. W. (2014). “Dehydration: Physiology, assessment, and performance effects.” *Comprehensive Physiology, 4*(1), 257-285.

– Castellani, J. W., & Young, A. J. (2016). “Human physiological responses to cold exposure: Acute responses and acclimatization to prolonged exposure.” *Autonomic Neuroscience, 196*, 63-74.

– Kenefick, R. W. (2018). “Drinking strategies: Planned drinking versus drinking to thirst.” *Sports Medicine, 48*(1), 31-37.\

Quer aprender mais sobre como treinar da forma correta e conquistar um corpo em forma sem cair em armadilhas? Continue acompanhando nossos conteúdos! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *